Contate-nos
pelo site
Rua: Quintino Bocaiúva, 463
Centro - Ribeirão Preto/SP

16 3043 2711
16 99197 9114

blog desenvolvere

OVO – ELE SÓ PERDE PRO LEITE MATERNO

ovo | criatividade | saude | alimento saudavel | criança

15 DE abril DE 2016 - 00:00

Sabiam disso? O ovo é o segundo alimento mais completo e rico do mundo, só perdendo para o leite materno.

O consumo de ovos é ainda um assunto polêmico e na alimentação das crianças ainda mais, o que acaba gerando muitas dúvidas entre os pais.

O ovo pode ser oferecido a partir dos seis meses de idade. Por ser um alimento que pode gerar um processo alérgico em algumas crianças, primeiramente, deve-se oferecer a gema cozida juntamente com a papinha do bebê. É necessário repetir o processo mais duas vezes com três dias de espaçamento observando possíveis alterações. Aos 12 meses você pode oferecer o ovo inteiro, mas repita o processo para verificar se há ou não alergia a clara do ovo.

Por seu alto valor nutritivo, deve ser consumido especialmente por crianças em crescimento e idade escolar, gestantes e mães que estão amamentando. Olhem só as propriedades:

- rico em nutrientes (possui proteínas, 13 vitaminas essenciais do complexo B, vitamina D, ferro, zinco, cálcio, cobre, selênio, fósforo, sódio, manganês e magnésio.
- contém gorduras do bem (ômega 3 e 6) e gordura saturada.
- a clara é a parte mais nutritiva (contém as vitaminas A, D, E, ácido fólico, ácido pantotênico, além de colina)

Também pode ser considerado uma das principais fontes de colina, substância importante para a formação do sistema nervoso central de bebês e vital para a manutenção da boa memória. Isso sem falar na quantidade decarotenóides – luteína e zeaxantina – que são fundamentais para a prevenção da degeneração macular, doença responsável por grande parte dos casos de cegueira em pessoas de terceira idade.

Lembre-se os ovos nunca devem ser oferecidos crus à criança em qualquer idade (no caso da gemada e maionese caseira, por exemplo).
Então consulte o pediatra do seu filho e veja se já pode de inserir o ovo na alimentação da família, evite os ovos fritos, prefira cozidos ou pochê (“frito” em água), use a criatividade!!

Compartilhe

confira também

12 DE outubro

Crescimento

Copyright 2017 Todos os direitos reservados

desenvolvido por Oranges